Como eu sei qual a tonalidade dos meus dentes?

16/01/2011 13:06

 

Como eu sei qual a tonalidade dos meus dentes?

 

No campo dentário não há um sistema padrão para medir e determinar a tonalidade dos dentes. Assim como também não há uma resposta sobre o quanto seus dentes podem ficar brancos - cada situação pessoal é única. Uma referência comumente usada, no entanto, é um guia de tonalidades. Um dos guias mais comuns divide a tonalidade dos dentes em uma graduação de quatro tons básicos:

  • A (marrom avermelhado)
  • B (amarelo avermelhado)
  • C (acinzentado)
  • D (cinza avermelhado)

Dentro de cada graduação existem diferentes níveis de escurecimento - o resultado é uma tabela suficientemente detalhada para que quase todo mundo possa encontrar a exata tonalidade de seu dente no guia.

Para usar o guia, simplesmente compare a tonalidade atual de seu dente com a correspondente na tabela. A tonalidade encontrada estabelece um ponto de partida para determinar o quanto você determina você gostaria que seus dentes ficassem brancos.

O quanto os seus dentes deveriam ficar brancos? Isto depende.

Não existe apenas uma maneira adequada de clarear os dentes. Algumas pessoas querem uma mudança radical e instantânea, enquanto outras preferem um clareamento gradual como os obtidos com gel e creme dental branqueador. O resultado final depende da tonalidade natural do dente, de quanto certas manchas difíceis são de sair e do tipo de tratamento escolhido. Lembre-se:

  • Uma mudança de apenas duas ou três tonalidades pode proporcionar uma sensível diferença em qualquer sorriso.
  • Embora o clareamento possa mudar ocasionalmente a tonalidade do dente nove ou mais graduações, a maioria das pessoas que clareia os dentes nota uma diferença entre duas e sete tonalidades.
  • Cada procedimento tem suas vantagens e desvantagens. Clareamento a laser e outros procedimentos branqueadores realizados em consultório, por exemplo, podem produzir resultados mais satisfatórios, porém sem seu valor mais elevado.

 

O quanto meus dentes podem tornar-se brancos?

 

Uma mudança de dois ou três tons de branco pode fazer uma grande diferença no sorriso de quase todas as pessoas. O objetivo deve ser chegar na melhor tonalidade e ainda parecer natural.

O quanto seus dentes podem ser clareados depende de muitos fatores, alguns que podem ser controlados (como a escolha por um método clareador ou não, ou a porcentagem de princípio ativo no produto) e outros não (como a cor natural de seus dentes ou a resposta deles ao clareamento).

  • Uma sessão de clareamento ativada por luz, às vezes chamada de clareamento assistido (clareamento de consultório), pode custar US$ 500 ou mais e resultar em dentes muito mais brancos, instantaneamente.
  • Uma moldeira personalizada criada pelo seu dentista para clareamento domestico custa em torno de US$ 300 e, normalmente, você deverá usá-lo por muitas horas durante o dia ou durante a noite por duas semanas.
  • Produtos para clareamento disponíveis nas farmácias ou nas lojas do varejo podem conter menores concentrações do princípio ativo comparados àqueles encontrados no consultório do dentista. Cremes dentais clareadoras também auxiliam na remoção de manchas e mantém os dentes sempre brancos a custos acessiveis.

A maioria dos clareamentos não são permanentes.

Não fumantes que não tomam café ou chá, freqüentemente não observam a alteração na coloração dos dentes depois do clarearemento, até por cinco anos. Seus resultados dependerão de seus hábitos e d os alimentos ingeridos. Se, como acontece com muitas pessoas, você acha difícil eliminar da sua dieta café, chá, refrigerantes com cola, vinho tinto ou outros itens que provoquem manchas você pode necessitar de retoques regularmente

Voltar

Pesquisar no site

Todos os Direitos reservados a ProntOdonto